Muitas vezes deixo de escrever, não por não ter o que dizer, mas por não encontrar – nem entre leituras e escritos – as palavras que preciso naquele momento exato. Esta tolice cria um círculo vicioso: por procurar a palavra, não escrevo. Por esperar o momento, não publico. No entanto, conforta-me a persistência deste ímpeto, desta necessidade vital de dizer não-sei-o-quê, nem sei a quem. Há algo certo? Que o texto se sustente na exata medida de seu próprio corpo.
(Rita Braga)

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ler, notar, anotar e escrever



“Você nunca termina um livro, você o abandona.” 
Oscar Wilde








Alguém disse que “escrevemos para preencher as lacunas dos livros que lemos”. Machado de Assis, em Dom Casmurro[1], não poupa advertências: “Nada se emenda bem nos livros confusos, mas tudo se pode meter nos livros omissos [...].” Ele nos mostra a participação ativa inerente ao ato de ler.  De fato, são infinitos os pensamentos despertáveis por qualquer palavra.
Um dia desses, eu estava conversando com uma amiga socióloga, uma moça sempre muito atenta e reflexiva, aquele tipo de pessoa que sabe desdobrar qualquer detalhe em descoberta, em questionamento e em diálogo rico e instrutivo.
Acontece que apesar de ser uma pesquisadora voraz, minha amiga alimenta uma cautela que posso chamar de “aflitiva”, pois ela adia o momento de registrar seu olhar sobre o mundo e o faz sob o eterno argumento de que precisa ler mais, assegurar-se das linhas de análise sobre isso ou aquilo... Será? É preciso mesmo estar pronta para um livro completo? O pior é que a cada leitura ela também se aflige com novas dúvidas e levantamentos bibliográficos, em uma autocobrança que a mantém no ciclo de procrastinação.
Resolvi registrar este caso porque ele me intriga, me aflige e me comove. Não somente porque desejo ser sua leitora e registrar de maneira mais eficiente as nossas deliciosas conversas sobre língua e cultura, mas, principalmente, porque me reconheço num processo muito parecido e, ao olhar de fora, redimensiono valores e atitudes.
Daqui, como uma espécie de “leitora-órfã”, sei intimamente que o adiamento desse livro pode ser um prejuízo doloroso, um erro com certeza muito mais grave do que o risco da suposta inconsistência bibliográfica ou mesmo de uma futura mudança de olhar.
Aliás, que atire a primeira pedra aquele que tem a garantia de que nunca vai mudar! Até os mortos mudam. Quantos e quantos autores foram lidos de maneiras tão diversas, a ponto de seus supostos erros, lacunas e acertos serem vistos como vanguarda, estímulo e até mesmo previsão!
As palavras de Leandro Konder[2] que introduziram tantos alunos à Dialética como “Filosofia da mudança” de alguma maneira tomam parte em minha inquietação.  Talvez porque o impasse se dê justamente na raiz... É difícil reconhecer e administrar aquilo que Konder destaca como “uma as características essenciais da dialética”: o espírito crítico e autocrítico. Fico pensando se não seria o caso de tomar coragem e adotar o método do escritor E. L. DoctorowEle diz que “escrever um romance é como dirigir à noite. Você só consegue enxergar até onde os faróis iluminam, mas você pode completar a viagem dessa maneira.” O mais importante é aceitar o convite à jornada. Mesmo porque reparei que quando estou com pessoas como minha amiga, em nossa conversa passeiam discretos e ilustres autores que só conhecemos por meio de livros. Muitos deles escritos a duras penas, quem sabe se salvos do anonimato absoluto pela boa vontade de alguém que se arriscou a traduzir ou editar um texto – agentes que neste percurso assumiram cada um a seu tempo o papel de leitor. O que seria de nós se eles não tivessem arriscado...
Não escrevo somente para cutucar minha amiga e convencê-la a investir na escrita. Este também é o canal que eu encontrei para pensar por escrito – compartilhar um pouco do que venho ruminando há algum tempo sobre esse complexo ato que é “ler”.
Especialmente neste episódio, ao perceber lacunas abissais entre as ideias anotadas, a inevitável relação entre leitura e escrita chegou a mim de maneira muito mais concreta e ampla. Lembrei-me da observação do professor Ezequiel Theodoro da Silva na qual, citando Gusdorf, ressalta: “o homem deixou de ser somente o homem que fala e se tornou o ser que escreve e que lê (...)”. [3] E isso remete-me também à ênfase que autores  como Affonso Romano de Sant’anna[4] e Eni Orlandi[5] dão à leitura como trabalho e tecnologia – ação pela qual o homem interfere na natureza e por  isso mesmo continuamente se transforma. Lembremos de que a própria tecnologia da escrita teve seus primórdios na função contábil e deu um salto quando alguém, além de registrar quantidades, resolveu narrar e comentar histórias.
Em nosso cotidiano, quando eu e minha amiga “tagarelamos” sobre projetos em nosso trabalho, o fazemos muitas vezes a partir de nossos rabiscos e anotações. Muitas vezes são palavras soltas que aos outros colegas podem parecer tópicos completamente dispersos. Mas nós acumulamos ideias, discursos e olhares que são resultado de nossos caminhos diversos e dinâmicos. Trilhas abertas, que possivelmente nos conduzirão a outros caminhos amanhã.
Foi ao ouvir comentários como “mas eu estou anotando, para um dia, quem sabe...” e ao olhar meus inúmeros cadernos que percebi: ler é notar, compreender...  mas é preciso emancipar aquelas preciosas palavras soltas.
É uma atitude relevante permitir-se ir de uma breve anotação ao exercício da reflexão escrita. Um direito tantas vezes reivindicado, um dever tantas vezes negligenciado... O que se ganha omitindo? Se alguém disser que ganha sossego, segurança, tempo... é porque de fato não tem nada a dizer, pois somente para esse tipo de pessoa o tempo corrido em silêncio aparenta ser um amigo. Não se percebe qualquer conflito. As coisas passam e pronto.
Mas aos outros, os termos notar, anotar e escrever estão hierarquizados. E enquanto não se chega pelo menos ao primeiro esboço, o pensamento se inquieta com todo tipo de divagação.  Mesmo depois de algo escrito, claro, as crises continuam, mas os embates se dão em outro patamar. É como está no Eclesiastes (12, 12): “fazer livros é um trabalho sem fim.
No entanto, por mais que a pesquisa seja repleta de referências cuidadosamente registradas em “notas”, é no escrever – permitir-se a própria voz – que o conhecimento se produz. É sempre o leitor quem liga os pontos e por seu próprio traço cria algo novo. Ainda que este novo não seja “100% novo”, a carga de subjetividade inerente ao fenômeno da leitura garante o brilho no olhar de quem descobre algo e constrói para si mesmo um caminho.
Se me permitem o paralelismo com outra metáfora bíblica, se não fosse uma voz corajosa enunciar “faça-se a luz!”até o universo permaneceria o mesmo: misterioso, inapreensível e imenso, porém, na mais profunda escuridão.






[1] ASSIS, J.M. Machado de. Dom Casmurro. Cotia: Ateliê, 2008, p. 213.
[2] KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, 1985.
[3] SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova Pedagogia da Leitura. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2011: p. 73.
[4] SANT’ANNA, Affonso Romano. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011.
[5] ORLANDI, Eni Pulccineli. Discurso & Leitura. São Paulo: Cortez, Unicamp, 2003.







quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Do fundo da superfície



“[...] quando falamos de leitura não estamos falando de leitura, e, sim, de ‘leitura’. O trabalho por uma sociedade leitora consiste antes de tudo em desautomatizar a noção trivial de leitura, porque o que se comprova na sociedade do excesso de letras & sinais é que os que leem não leem.” Affonso Romano de Sant'Anna [1]






Aos que têm pressa, pode-se dizer que o livro Ler o mundo de Affonso Romano de Sant’Anna é uma compilação de textos apresentados em diferentes ocasiões. Alguns foram publicados em jornais e livros, outros são palestras ministradas em suas viagens de reconhecimento dos leitores e da leitura por um vasto Brasil – um cenário muito maior do que a mídia costuma mostrar.
Os relatos sobre os agentes de leitura e sobre as iniciativas locais dão fôlego aos que sensatamente persistem na indissociabilidade entre educação e cultura. Porém, não há como não se indignar com suas denúncias, nem como ignorar o peso de nossas escolhas políticas em cada um dos descalabros citados por ele. Pior é admitir que dali vemos apenas a ponta do iceberg.
A noção de leitura exposta no livro ultrapassa tecnicismos e cinismos de um país que canta índices de alfabetização, subsidiando o analfabetismo funcional e até tecnológico, pois, como bem destaca o autor, “o analfabeto é também aquele que a sociedade letrada refugou”[2].
Ao recolocar a leitura em sua autêntica condição de “tecnologia”, percebe-se no livro e nas bibliotecas o campo fundamental para que o país de fato cresça democraticamente e em todas as direções.
Como ex-diretor da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e responsável pelo Proler, Sant’Anna reúne memórias documentadas sobre o nascimento das políticas de incentivo à leitura no Brasil. Ele mostra, inclusive, em suas colunas em jornais (Estado de Minas/Correio Brasiliense) a necessidade de se pensar em ações continuadas para a formação de leitores em um sistema amplo, cujo alicerce é o tripé biblioteca-livro-leitura. Já se sabe que o ato de alfabetizar e distribuir livros não forma leitores. E a experiência consolidada no Proler, mesmo com todas as suas dificuldades, mostrou que “incrementar programas de leitura é ajudar a ler o mundo, a interpretar, a tornar as coisas menos enigmáticas.” [3]
Entre as diversas faces da leitura abordadas em Ler o mundo, talvez três tópicos sejam, para mim, mais marcantes:
1)      É preciso que o discurso de incentivo à leitura saia da visão reducionista de leitura/prazer e resgate o valor real e amplo de leitura como tecnologia/trabalho. “Insistir na leitura como prazer é prometer um parque de diversões onde o leitor encontrará às vezes uma usina de trabalho.”[4]
2)      Muitas vezes os maiores desafios são enfrentar e denunciar o “discurso duplo” daqueles que deveriam ser os principais aliados. O episódio lamentável que determinou a injusta demissão de Sant’Anna da presidência da FBN, e os embates para a consolidação do Sistema de Bibliotecas são exemplos do quanto a leitura hoje é assunto de resistência.
3)      “Ser ‘moderno, às vezes, é um modo de ser apenas raso e superficial.”[5] Estas palavras dão muito o que pensar. No contato com livros como este e no cotidiano de trabalho educativo descubro a cada dia graves lacunas em minha formação. Vejo colegas em situação similar. Com eles, tento conversar sobre cursos e livros, e ao mesmo tempo sinto que as fendas são mais profundas do que parecem. A falta de tempo para a introspecção é causa ou conseqüência das mudanças tecnológicas e educacionais? A tecnologia foi adaptada ao excesso de informação, ou fomos nós que, cada vez mais incapacitados a este tempo interior, nos escondemos e nos acomodamos a ela?
Mais uma vez me deparo com o fato de que todo bom livro dá ao leitor um espelho. Sei que estou sob um batente e não atravesso a porta. Vivo a olhar pela janela, em divagações que se dissolvem muitas vezes ali mesmo, naquele espaço limítrofe entre o dentro e o fora. Em tantas outras áreas engolimos as tragédias cotidianas, que na educação quase soa absurdo esperar outro resultado. Aqui também, enquanto se tenta consertar o telhado já em dia de chuva, a enxurrada corrói alicerces, abre crateras. Cada um que se vire com seus próprios recursos, sem a ilusão de que as leis terão o efeito necessário. O que se nota é que no Brasil a formação de leitores tem sido tratada como as enchentes sazonais. Não se admira que, muitas vezes, desistir ou mudar de rumo seja o tipo de decisão nascida não da vontade partir, mas da impossibilidade ficar.
Por fim, se apesar da angústia escrevo, é porque concordo com o autor quando diz que “ler e escrever são atos geminados. Quem lê está lendo a escrita do outro, que fala por ele, mas escrever é fazer falar o leitor-autor que há dentro de cada um.” [6]  
Aos que desanimam e enxergam mais obstáculos que soluções, cabe registrar nesta “também superficial” indicação de leitura um dos muitos episódios narrados neste livro. Trata-se da biblioteca hospitalar montada pelo médico dr. Ronaldo Tournel.
“Um dia ao dar alta a um paciente, este lhe pediu para adiar sua saída, porque precisava saber o fim de uma história que estava lendo ali no hospital.
O médico achou interessante o pedido, mas seu assistente chamou sua atenção comentando que aquilo não era bem assim, pois o referido doente era analfabeto. O dr. Ronaldo, então, vai ao paciente e pergunta-lhe se é analfabeto. Meio encabulado, mas firme, o doente então lhe diz uma frase capaz de matar de inveja Guimarães Rosa:
‘É, doutor, não sei ler mesmo não. Mas o paciente do leito 12 está lendo pra mim, e eu leio a leitura dele.’”[7]

[1] SANT’ANNA, Affonso Romano de. Ler o mundo. São Paulo: Global, 2011, p. 93.
[2] p. 12.  
[3] p. 213.
[4] p. 14.
[5] p. 186.
[6] p. 219.
[7] p. 219.